Senhora Piscina

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

 

O processo de drenagem é, basicamente, descartar a água da piscina. Isso pode ser feito tanto diretamente na rede de esgoto quanto de forma a reaproveitar essa água para limpeza ou irrigação do jardim, por exemplo.

Mas essa prática tem um porém: não é sempre e também não são todos os casos em que isso é possível. Dependendo do tipo de piscina, tirar toda a água e deixar em exposição direta ao sol pode acabar trazendo alguns sérios problemas.

Em piscinas de vinil, por exemplo, o revestimento pode descolar. Nas de fibra, podem acontecer rachaduras ou estofamentos. E nas de concreto, resultar em problemas estruturais.

Mas então, quando é o momento de drenar a piscina?

Os fabricantes e especialistas só recomendam drenar a água da piscina em situações específicas, afinal esse é um procedimento que pode sair caro ou até mesmo danificar a piscina.

Por isso, o momento de realizar a drenagem é apenas em casos de reforma na piscina ou na área da mesma (quando cobrir não será suficiente), quando é necessário realizar algum reparo de emergência ou quando se tem uma grande concentração de poeira ou sujeiras muito densas no fundo.

No caso de excesso de sujeira, a drenagem é recomendada pelo fato de que só o filtro pode não ser suficiente para dar conta, o que acontece quando a poeira é muito fina ou quando a sujeira é muita, por exemplo.

O processo para drenar a água

O primeiro passo no processo de drenagem da água da piscina é a preparação. Antes de começar, é preciso desligar os interruptores e luzes subaquáticas e outros equipamentos que não serão utilizados.

Também é fundamental garantir a segurança dos usuários, garantindo que todos saibam que a piscina estará sem água. Para crianças e animais, o ideal é sempre cercar a área.

Feito isso, começa o processo de drenagem em si. Caso a piscina tenha um ralo de fundo, a água pode ser drenada diretamente para a rede de esgoto, porém em caso contrário será necessário alugar uma bomba de imersão.

Com a bomba de imersão, e mangueiras, a água será retirada da piscina e depositada no local de preferência. Nesses casos, uma excelente ideia é a reutilização dessa água para limpeza ou irrigação do jardim, por exemplo.

Ao abrir o ralo ou ligar a bomba segundo as recomendações do fabricante, basta aguardar até que a piscina se esvazie. Porém, é fundamental permanecer por perto da piscina e observar o processo, para evitar possíveis problemas, como o entupimento do ralo e mangueiras por conta da sujeira.

Caso as mangueiras cheguem a entupir, o próximo passo é desligar a bomba, limpá-las e só então ligar novamente e continuar. Se ao final ainda sobrar água, é só usar um balde.

Vale ressaltar que o tempo de drenagem irá depender de uma série de fatores, como o tamanho da piscina, volume de água e potência da bomba.

Uma vez que a piscina estiver esvaziada, aproveite para lavar e esfregar as paredes, para uma limpeza completa. E só então encha a sua piscina novamente, de preferência com um caminhão pipa!

 

Gostaria de conhecer nossos serviços? Entre em contato e teremos o prazer em atendê-lo!

 

Fonte: solazer.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Senhora Piscina
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.