Senhora Piscina

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Sempre existe algo a mais que podemos mudar em nossos hábitos para contribuir com a causa ambiental. E a sua piscina não poderia ser uma exceção. Então o que acha de ter uma piscina um pouco mais sustentável?

1. Diminua a quantidade de produtos químicos

Infelizmente, os químicos colocados na água, não são bons para o meio ambiente. Dentre eles, o mais comum e o usado em maior quantidade o cloro. Um produto indispensável para que as bactérias e demais microrganismos mantenham distância.

Portanto, sim, o cloro é insubstituível mas é possível utilizá-lo em quantidades menores. O que já ajuda bastante! É possível, por exemplo, combiná-lo com o bromo. O bromo é uma alternativa ao cloro. Porém, não é recomendado que seja usado sozinho por sua eficácia não ser comprovada. Mas misturando-o ao cloro você consegue fazer da sua piscina mais sustentável sem comprometer a sua segurança.

Outra possibilidade para uma piscina sustentável é realizar a verificação dos níveis de cloro com frequência — quem sabe duas vezes por semana se possível. Dessa forma, você se certifica de que a água está saudável, livre de algas e outras bactérias. Isso reduz o risco de se realizar o tratamento de supercloração, que usa bastante cloro.

2. Tenha uma capa para a sua piscina

Você sabia que a água da sua piscina se perde constantemente por causa da evaporação? Principalmente nos dias mais quentes. Assim você sempre precisa enchê-la com frequência — e sabemos que desperdiçar água não é nada bom.

Mas isso não é tudo. Por causa da evaporação, você acaba precisando usar mais produtos químicos. E se você tem um aquecedor, precisa usá-lo por mais tempo também porque o calor escapa.

Para prevenir isso e ter uma piscina mais sustentável, basta uma medida simples: usar uma capa! Isso impede que tanto o calor como a água escapem. Você não vai estar só ajudando o meio ambiente, mas poupará dinheiro e trabalho.

3. O aquecedor solar não pode faltar em uma piscina sustentável

Existem diversas opções de aquecedores disponíveis no mercado. Entretanto, o aquecedor solar é, claramente, a melhor dentre elas. Não só por ser ecológico, mas ainda que seu custo inicial seja maior, ele representa uma economia muito grande com o passar do tempo!

4. Esvazie a piscina apenas quando necessário

Se você acha que esvaziar a piscina é uma boa ideia, repense isso! Na verdade, drená-la é uma opção apenas em último caso. Quando a água está tão suja que nem mesmo um profissional consegue resolver o problema.

Mesmo nos meses em que não é usada, a piscina deve ficar cheia! E não dizemos isso apenas para que você tenha uma piscina sustentável, — afinal ela pede por uma quantidade imensa de água e repô-la todos os anos representa um grande desperdício. Mas o fato é que a água funciona como uma barreira protetora.

Então, se deseja manter seu investimento intacto, é melhor deixar a água no melhor lugar possível: protegendo a sua piscina!

5. Use iluminação LED

A sua piscina possui iluminação? E que tipo de lâmpada você usa? As lâmpadas LED são um requisito super necessário. Dentro da sua casa e fora dela. Elas são super eficientes, usam pelo menos 75% menos energia que as lâmpadas incandescentes tradicionais e ainda duram 25 vezes mais!

A economia, mais uma vez, vem junto de uma piscina sustentável. Portanto, vale a pensa fazer a troca caso você ainda use uma lâmpada tradicional. Assim como vale a pena tentar pôr em prática pelo menos algumas das dicas mostradas até aqui!

Gostou das dicas acima? Fique de olho em nosso blog e conheça mais sobre piscina!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Senhora Piscina
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.