Todo dono de piscina deve estar sempre atento com os cuidados da água. Por isso, é importante uma manutenção constante para ter sua piscina sempre disponível. Um item fundamental para uma boa manutenção é o balanceamento do pH da água.
Uma água com o pH balanceado é uma água própria para banho de piscina. Assim, é possível garantir segurança e limpeza para todos. Manter o pH equilibrado não serve só para proporcionar segurança na hora do banho, mas também fora dele. Afinal, uma água não tratada pode ser foco de muitas doenças.
Nesse blog, iremos entender o que é o pH, por que é importante equilibrá-lo e como fazer isso.
O que é o pH
Com certeza você já ouviu falar sobre pH nas aulas de química. O pH nada mais é do que um índice para medir acidez, neutralidade e alcalinidade. Mas, calma, não tem nada de tão assustador
Ele é medido através de uma escala numérica que vai de 0 a 14. Quanto mais perto do 0, mais ácido e quanto mais perto do 14 mais básico (alcalino). O ideal, pensando em água de piscina, é estar entre 7,4 a 7,6. Essa é a numeração da neutralidade; ou seja, a água não está nem ácida nem básica.
Por que é importante equilibrar o pH da água da sua piscina de fibra?
Bom, vimos o que é o pH e que ele pode estar ácido, neutro ou básico. Podemos dizer também que o pH está baixo ou alto ao se referir a ele também.
Vejamos, se o pH está baixo (ou seja, ácido demais), ele pode ser prejudicial para nós usuários da piscina e para a própria piscina de fibra também!
O pH baixo pode causar:
- Irritação na pele, olhos e coceiras
- Cabelos quebradiços
- Corrosão na piscina e equipamentos
Nem um pouco agradável essas consequências, não é?
Agora, um pH alto demais (ou seja, básico), também não é nada melhor do que o pH baixo. O corpo humano é naturalmente neutro dentro da escala do pH, por isso, a água também deve estar para ser saudável para nós.
O pH alto pode causar:
- Inativa a ação do cloro
- Deixa a água turva
Se conclui, então que um pH equilibrado é o ideal para sua saúde, da sua família e de todos que usam a piscina e também para a própria piscina.
Como medir o pH da sua piscina de fibra?
O pH apesar de ser um assunto que parece complicado, é bem simples de medir.
Hoje em dia, em lojas especializadas em piscina é possível comprar testes de medição de pH e outras substâncias, como o cloro. Você pode encontrar o medidor em formato de fita de pH ou um estojo de medição.
Independente do método que você escolher, os dois indicarão a acidez da água, se ela está alta ou baixa. Lembrando que o ideal é alcançar a neutralidade entre 7,4 e 7,6 dentro da escala.
Não se preocupe, pois, nos kits de medição de pH sempre vem as instruções de uso. Além disso, é comum deixarem marcado pela indicação de cores também para facilitar a visualização do estado do pH da água.
Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e leia mais sobe conteúdos interessantes!
Fonte: henrimar