Senhora Piscina

Para calcular o volume de água em uma piscina, devemos observar seu formato.

O primeiro passo para limpar corretamente uma piscina, seja você piscineiro profissional ou proprietário de piscina residencial, é saber a quantidade de água contida no tanque. Isso, a fim de aplicar a quantidade adequada de produtos químicos, principalmente.

Apesar de muitas vezes ser considerado complicado, com a técnica correta, é simples calcular a quantidade de água em uma piscina independentemente se trata-se de uma piscina pequena, ou mesmo, uma piscina olímpica.

Para calcular a quantidade de litros ou metros cúbicos (m³), o tratador deve observar seu formato e realizar as medições necessárias utilizando-se um trena graduada em centímetros e metros. Após, deve aplicar as fórmulas que seguem conforme o formato da piscina.

Cálculo do Volume – Piscina Retangular

Volume(m³) = Largura(m) x Comprimento(m) x Profundidade(m)

Repare que o resultado está em metros cúbicos (m³). Isto acontece sempre que multiplicamos três valores em metros.

A piscina do exemplo possui 24,84 metros cúbicos de água. Para saber o resultado em litros, é necessário multiplicar a quantidade de metros cúbicos por 1000.

Fazendo a conversão de metros cúbicos para litros, descobre-se que a piscina possui 24.840 (vinte e quatro mil oitocentos e quarenta litros de água). Muita água, não é? Por isso é mais indicado utilizar todos o resultado em m³.

Fonte: Piscina Fácil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *